noticias

CULTURA
Colombo chegou a América em... terceiro lugar!

Famoso ficou o Cristóvão Colombo (de onde você acha que veio o nome da Colômbia?). Mas você já deve ter ouvido falar que ele não foi o primeiríssimo na corrida para a América, não é? Pois então: nem em segundo, ele ficou! Antes deles, vieram os vikings, e (agora descobriram) mais vikings!

A descoberta da vez foi uma pedra supervelha, de 100 quilos, com inscrições gravadas na língua que os vikings usavam para escrever: as runas. Na pedra, eles contavam da viagem, de uma guerra que aconteceu quando chegaram e diziam o ano, certinho: 1362. Se você se lembra das aulas de história, já percebeu que isso foi bem antes que o Colombo chegasse nessas terras, não é? Ainda não está comprovado que a pedra seja relíquia legítima, mas se for, atenção: a história dos livros acaba de ganhar um novo capítulo!

E o placar ficou o seguinte:
Vikings em primeiro: chegaram ao nosso continente no ano 1000, mais ou menos.
Outros vikings em segundo: chegaram por aqui em 1362.
E... em terceiro lugar, o italiano Cristóvão Colombo, que chegou na América em 1492. E o pior é que dizem que ele, muito teimoso, morreu insistindo que tinha chegado nas índias, região da Ásia que na época era cheia de riquezas. Ele nem admitiu que tinha descoberto uma nova terra, mas mesmo assim levou a fama. Pode?



VIAGEM
Monstros nas praias do Japão!

Jaspion, Giraya, Changeman, Goku, Cavaleiros do Zodíaco... SOCORRO!

Bem que os japoneses podiam chamá-los para dar uma mãozinha: é que milhares de monstros gigantes apareceram no mar do Japão, e estão aterrorizando os pescadores!

Mas apesar de enormes (podem medir até 15 metros da cabeça aos tentáculos), pesadíssimos (os que se enroscaram nas redes de pesca até que eram levinhos: só 100 quilos) e terríveis (o veneno não mata ninguém, mas pode queimar bastante), esses monstros não têm nada de sobrenaturais: são "só" os Stomolophus nomurai... O quê? Águas-vivas gigantes!

As "aguonas" saíram do fundo do mar e resolveram dar as caras no litoral da China e do Japão, e estão atrapalhando a vida dos pescadores. Os cientistas acham que a confusão pode ter acontecido por causa do aquecimento das águas - afinal, monstros marinhos também podem querer refrescar a cuca, não é?







TECNOLOGIA
Quanto mais sol, mais rápido!

Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem diferente. Os veículos são pequenos, com espaço só para um pessoa; achatadinhos, bem leves e com um painelzão brilhante no teto... tudo para ficarem bem mais rápidos. E cadê gasolina? Ahá! É nisso que esses carrinhos são tão especiais: eles são movidos por energia solar!

Sacou, agora, para que servem os painéis? Eles captam a energia do sol e transformam em energia para o carro andar. Ops! andar não, correr: o carro campeão da prova esse ano, da equipe holandesa, chegava a fazer até 170 km por hora!

A competição é um jeito de ficar de olho na tecnologia. Os cientistas acreditam que o futuro ta aí, na energia que vem do sol. Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui! Só o que custa caro são os painéis, mas depois de tudo instalado no teto da casa, cada um pode ter sua própria fábrica de energia - sem postes, e sem contas no final do mês. Com a corrida australiana, estão sendo testados novos paíneis e novos sistemas, que logo podem fazer parte da nossa vida. Vamos torcer pelos carros-solares!





CIÊNCIA
Astronauta made in China!

A China lançou um homem ao espaço! "Ai, coitado.. foi castigo?" Se a idéia era se livrar do cara, ele até que gostou bastante da idéia: o chinês Yang Limei entrou para a história como o primeiro chinês a viajar para o espaço, e virou herói do país!

A partir de agora, a China é um dos três países do mundo que já lançaram gente em órbita. Os outros dois são a ex-União Soviética (que, se não tivesse se desmanchado, ocuparia a Rússia e um montão de países vizinhos dela, com nomes bem esquisitos) e os Estados Unidos. Da União Soviética saiu o primeiro astronauta a passear em volta da Terra: o Yuri Gagarin. Os Estados Unidos, como você sabe, mandaram a primeira nave tripulada (com astronautas dentro) para a Lua.

Com isso, a China mostrou que está com a bola toda no espaço: ela tem toda a tecnologia necessária, e promete mais para o futuro - o próximo passo pode ser uma estação espacial. E sabe qual é a boa notícia para a gente? A gente pode pegar uma caroninha nos foguetes chineses! Entre os parceiros da China no programa espacial, está o Brasil.

No espaço, a nave chinesa Shenzhou-5, que quer dizer "nave divina", deu 14 voltas em torno da Terra em 21 horas, para depois voltar para casa, aterrissando na planície da Mongólia (na China, é claro!). Logo que o foguete foi lançado, o yuhangyuan (astronauta, em chinês) Yang Limei já mandou uma mensagem, dizendo que estava tudo bem, tudo legal.

Ufa! Deve ter sido um alívio para ele finalmente entrar em órbita. Depois dos treinos pesadíssimos lá na China, ele levou quinze minutos só para colocar a roupa (de R$12 milhões de dólares!). Além disso, por mais que os futuros astronautas treinem e treinem em Terra, sempre pode acontecer alguma coisa diferente dentro da nave, e é sempre preciso muita atenção do piloto. Resultado: ele não consegue ficar nada sossegado. Já flutuando pelo espaço, ele pôde descansar um pouquinho: a primeira refeição espacial foi bem chinesa: picadinho de porco com molho de alho e arroz frito. Opa! Espero que ele tenha tomado cuidado com a falta de gravidade... Deve ser meio difícil comer arroz flutuante!




CIÊNCIA
Encontrada a casa ideal para seres de outro planeta!

Você é um alienígena à procura de um lugar para morar? Seus problemas acabaram! Cientistas americanos descobriram o melhor lugar para a vida extraterrestre!

Sabendo onde procurar, fica mais fácil para encontrar vida em outros planetas. Por isso, o grupo de astrônomos da Universidade do Arizona procurou por lugares parecidos com a Terra, que têm condições - de temperatura, água e luz - parecidos com os nossos. De agora em diante, os telescópios espaciais devem ficar de olho nesses candidatos a "casas de E.T.s". Entre eles, a vencedora foi... a estrela 37 Gem!

A estrela é o lugar mais provável para se encontrar seres verdinhos de outro planeta. Ou melhor, não exatamente nela (que deve ser muito quente), mas nas redondezas. Achou o nome muito sem graça? Muito prático, isso sim: em questão de "brilhanteza", a 37 Gem fica em 37(colocar o ózinho) na constelação de Gemini, que fica a 42 anos-luz da Terra. Hummm... O nome diz tudo, não é?

A 37 Gem é muito parecida com o nosso sol, só um pouco mais quente e brilhante. Então, se houver algum planeta por perto os nossos amigos E.T.s devem ser bem... bronzeados!







VIAGEM
Uma foto para o mundo inteiro

De uma fazenda aqui no Brasil até as montanhas da Índia, passando por terras geladas do Alasca e uma cidade cheia de gente morena no Iraque. Qual é a paisagem do mundo? É o que uma turma de aventureiros está tentando descobrir.

Olha só o que eles inventaram: vão fotografar o mundo todo, para fazer um mapa só com fotos. Mas como? O mapa precisaria ter o tamanho do mundo! você pensa. Bom, é que para facilitar o trabalho, eles não vão tirar fotos do mundo tooodo, todo. Só de alguns pontos, digamos... estratégicos!

Olhe bem para o mapa-múndi do seu livro de geografia. Se você tiver um globo (pode até ser uma daquelas bolonas de plástico com os países), melhor ainda. Reparou como nos mapas o mundo fica todo quadriculadinho? Essa você já ouviu na escola, não é? Essas linhas cortando o mundo em pedaços são os paralelos e meridianos. A função delas linhas é marcar a latitude e longitude da Terra, como num jogo de Batalha Naval. Para os lugares em que as linhas cruzam, os aventureiros deram um nome: pontos de confluência. E em cada um desses pontos, vai ter um fotógrafo meio maluquinho, com uma câmera em punho. No total serão mais de 16 mil fotos!

E onde é que estão esses tais pontos, que a gente não vê? Calma, calma... Você não vê uma linha separando a sua cidade de outra, mas isso não quer dizer que ela não exista, certo? Para encontrar esses pontos imaginários, os aventureiros-fotógrafos usam aparelhos de GeoPosicionamento Global, o GPS. Mas o que é isso? É um aparelhinho que te dá as coordenadas de onde você está, em latitude e longitude. Daí fica bem difícil de se perder!

Sabe que até você pode entrar nessa? São milhares, milhares de pontos para fotografar... Onde quer que você esteja, tem um a, no máximo, 80 km de distância. Você pode estar pisando num ponto de confluência e nem percebeu! Então tire uma foto sua: você também faz parte da paisagem do mundo!



MEIO AMBIENTE
O rei da selva está em perigo!

Ele mete medo em qualquer bicho, mas sabe quem mete medo no leão? Nós mesmos, os humanos! Por incrível que pareça, nós humanos somos os animais mais temidos na natureza. Por causa da gente, os leões estão entrando na lista dos animais em extinção!

E não só os reis da juba que estão em perigo: todos os grandes predadores (chitas, leopardos, tigres, e, claro, os leões) estão sumindo da natureza. Mas se eles são tão grandes e poderosos, e.. (glup!) dentuços, por que estão ameaçados? Justamente por causa do tamanho ameaçador, oras! Grandões, eles precisam de bastante espaço na natureza; e, como você sabe, as florestas estão sumindo do planeta. Sem lugar para morar, os bichões vão para as redondezas das cidades, e... Bum! Acabam sendo mortos por caçadores que ficam com medo deles

Ai, ai... e o que fazer? Pensando bem, é fácil: é só preservar a casa desses bichos, e aprender a conviver com eles numa boa, sem armas. O problema é convencer todo mundo de que um animal como o leão, desse tamanho, precisa mesmo de ajuda. Pobres predadores!







CIDADANIA
100 anos de muitas mudanças

Já parou para pensar em como era o nosso país há cem anos? Bem diferente de agora não é? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um levantamento sobre o Brasil de hoje, e dá para comparar com o que era o país há um século. Olha só:

Em cem anos, a população brasileira saltou de 17 milhões de pessoas para 194... milhões. Mais de dez vezes maior! A população brasileira mudou de tamanho e de cara. Em 1910, um brasileiro vivia, em média, 33 anos; hoje essa expectativa de vida é bem maior: quase 65 anos. Sabe o que isso quer dizer? Que hoje no Brasil há muito mais velhinhos - mas é claro que eles estão muito mais em forma do que antigamente.

E olha o que aconteceu com o nosso dinheiro no período: a inflação (aquela coisa terrível que faz os preços aumentarem bastante) pulou de 6% ao ano em 1930 para 796% entre 1990 e 1995, e caiu denovo entre 1995 e 2000: 8,6%. É uma baita diferença, mas se você ficou enbananado com os números, a gente explica: nos anos 30, era tudo sossegado. O seu chocolate preferido tinha, durante o ano, só um pequeno aumento de preço. Mas se você fosse comprar uma bala em 1990 e, em 91, quisesse comê-la denovo, ela estaria quase oito vezes mais cara! Iau, isso causaria um belo rombo na sua mesada, não é? Ainda bem que hoje a inflação está bem mais baixa. Mas mesmo assim vale a pena ficar de olho aberto, para não engolir um preço alto!

Um século é tempo suficiente para acontecer muita coisa... Tanta que nem cabe aqui no espacinho do Jornal do Canal. Já pensou em tudo o que pode ter mudado daqui a mais cem anos? Se você chegar até lá, conte para a gente!





CIDADANIA
Vereador quer criar o Dia do Vampiro!

A idéia é de meter medo, mas ele jura que é por uma boa causa: o vereador José Laurindo quer colocar no calendário o...Dia do Vampiro! Calma, calma, nada de pânico! Antes de ir correndo dizer para sua mãe "Eu não falei que eles existiam, eu não falei?!", fique sabendo que, mesmo com um dia só para eles, o vampiros continuam "não existindo" como sempre. E esse vereador paulistano não é um maníaco que quer matar todas as crianças de susto, não: a idéia do José Laurindo é apenas...chamar atenção para a necessidade de doar sangue!

Como os vampiros são "famosos" por gostar de um bom gole de sangue, o vereador achou que eles seriam os "garotos-propaganda" ideais para as campanhas de doação de sangue. E é essa a idéia do Dia do Vampiro: estimular a prefeitura de São Paulo a fazer grandes campanhas mostrando para as pessoas como é importante a gente doar sangue. Agora esse tal de José Laurindo já não parece tããão malvado assim, né?

Agora adivinha só qual foi a data escolhida para o Dia do Vampiro? Quem disse "13 de agosto"...acertou na mosca! Brrr! O projeto que cria o Dia do Vampiro ainda não saiu do papel, mas se a prefeita de São Paulo aprovar...pode ir preparando sua capa de Conde Drácula para as comemorações desse dia de arrepiar!





TECNOLOGIA
Sanduíche de óleo e água? É o papel do futuro!


Essa notícia é para deixar os amigos das árvores pulando de alegria: está cada vez mais próximo o dia em que o papel vegetal - esse que a gente usa para escrever, e que é feito de madeira - vai ser substituido pelo papel digital! Que de papel mesmo, só tem o nome, porque essa engenhoca ecológica na verdade é mais parecida com uma tela de computador do que com uma folha de papel.

Muita gente, no mundo todo, anda tendando desenvolver um papel digital que funcione direitinho. E você, que é freguês aqui do Jornal do Canal, deve se lembrar de algumas matérias sobre esse assunto. (Ah, você não lembra? Então clique aqui e depois aqui). E, com tanta gente quebrando a cuca, a cada dia a idéia do papel digital vai ficando mais "incrementada".

A última novidade "papelesca", criada pelos holandeses Robert Hayes e B.J. Feenstra, consegue até...mostrar imagens em movimento! Ou seja, além de substituir o papel convecional, a geringonça holandesa pode fazer a leitura ficar ainda mais emocionante!

E o segredo desse papel que mostra imagens é bem simplesinho: uma espécie de "sanduíche" de óleo e água! Apetitoso ele não é, mas que funciona, isso ninguém pode negar! É que, quando o tal sanduíche é exposto a uma corrente elétrica, a movimentação do óleo e da água permite a formação de imagens...e até de vídeos!

Imagina só se, na hora de ler um livro do Monteiro Lobato, você pudesse ver a Emília, a Narizinho e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo se mexendo na sua frente? Ia ser superlegal, não?