incio

RelojesWeb para Pisos!

VEJA O QUE TÁ ROLANDO NO SITE!!!
SANDUÍCHE

Você sabia que... O sanduíche foi criado numa madrugada de 1762, na Grã-Bretanha. O burguês John Montague, que estava sem sono, pediu a seu mordomo que colocasse fatias de rosbife, folhas de alface e rodelas de tomate no meio de duas fatias de pão tostado. Rapidinho os seus colegas começaram a imitá-lo e hoje, quem não topa um ¨sanduba¨ bem gostoso a qualquer hora do dia?

Olho vivo na Internet

Essas são algumas dicas para você não dar bobeira na Internet:

Não dê o endereço nem o telefone para ninguém na Internet;
Mesmo que você tenha conversado com alguém na Internet, essa pessoa ainda é uma estranha;
Não escreva seu endereço, telefone, nome completo ou o nome da sua escola sem que seus pais saibam.

AJUDA DO DIA:
PROVINHA!!!
- Tenha confiança;
- Tenha calma, segurança e atenção;
- Se você estudou, Jesus, que está ao seu lado em todas as situações, certamente ajudará a você;
Veja a prova como uma oportunidade que você tem de mostrar o que aprendeu.

em ação


Diretamente de Marte para você
Há novidades sobre o planeta vermelho. Vamos conhecê-las?



Em Marte, existe água, assim como uma substância que, na Terra, é consumida por plantas e microrganismos (foto: Wikipedia).



Extra! Extra! As descobertas mais recentes feitas no planeta Marte comprovam: há água no solo marciano, além de uma substância que também existe aqui na Terra em alguns desertos.

Em maio, pousou em Marte a sonda Phoenix: uma nave sem tripulação enviada pela agência espacial americana (a Nasa). Em julho, em uma amostra de solo marciano coletada por ela, os cientistas descobriram água. Um achado importante, já que a água, em estado líquido, é essencial para a manutenção da vida em todas as formas que conhecemos na Terra.

As descobertas, porém, não pararam por aí. Em agosto, sais de perclorato foram identificados no solo do planeta vermelho. Essa substância – que também está presente na Terra, em lugares como o deserto do Atacama, no Chile – é absorvida, em nosso planeta, como fonte de energia por organismos que vivem em condições extremas.

“Algumas plantas, como cactos e arbustos, por exemplo, absorvem essa substância. Alguns microrganismos também consomem o perclorato no solo, que pode ser utilizado até em fogos de artifício e em combustível para foguetes”, conta Eder Cassola Molina, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo.


Análises de solo feitas pela sonda Phoenix trouxeram novidades a respeito do planeta vermelho (foto: Nasa).



A localização de água e de sais de perclorato em amostras de solo marciano aumentou a curiosidade dos cientistas sobre a possibilidade de existência de vida no planeta vermelho. Sabe por quê? “Na busca por condições de vida extraterrestre, estas descobertas são muito importantes e podem reavivar a possibilidade da existência de algum tipo de vida em algum momento na história de outro planeta”, explica Eder Molina.

As análises do solo marciano, porém, ainda não terminaram. Os cientistas responsáveis pela missão em Marte resolveram divulgar informações – como a descoberta do sal de perclorato – assim que as receberam, mesmo antes de confirmá-las por outros métodos de pesquisa. Uma maneira de fazer o público acompanhar passo a passo o desenvolvimento das descobertas científicas.

Vale, porém, o alerta: as amostras do solo marciano analisadas são mais ou menos do tamanho de uma colher de café, coletadas de uma região específica onde a Phoenix pousou. Muito mais pode haver em outros locais. Por isso, as amostras não representam Marte por completo. Mas a missão continua e até lá outras novidades podem surgir. Portanto, fique atento às notícias sobre Marte!

esporte

OLÁ EU SOU O DINO ATLANTICO VAMOS JUNTAR TUDINHO DA OLIMPIADAS E COLOCAR UMA BOA LEITURA.LER AI!

DEUSES E HOMENS
Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas histórias foram criadas para explicar como surgiu um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.



Uma delas diz que Hércules, filho de Zeus, o deus supremo, matou um homem em um dia difícil, por um motivo bobo. Arrependido, ele criou as Olimpíadas para pedir desculpas ao pai e aos outros deuses.

Na verdade, os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses do Olimpo, um monte sagrado que era a morada das antigas divindades gregas. Criaram então quatro grandes festas, das quais as Olímpias - que aconteciam na cidade de Olímpia, onde havia um templo dedicado a Zeus - eram as mais importantes. O primeiro registro desses jogos é de 776 a.C. (antes de Cristo).
Os gregos foram impedidos de continuar a festa quando os romanos dominaram a Europa, por volta do século II antes de Cristo.

Os implicantes romanos achavam que as Olimpíadas não tinham a menor importância e que os gregos deviam trabalhar para eles... como escravos!


Os jogos entraram em decadência, até que um imperador mandou derrubar os templos e o estádio de Olímpia.



Você sabe quem resgatou a tradição dos Jogos Olímpicos para os dias de hoje? Foi um barão que era louco por esporte...

O BARÃO QUE AMAVA O ESPORTE

Resgatar os jogos para os dias de hoje foi idéia do parisiense Pierre de Fredy, conhecido como Barão de Coubertin (1863-1937).


Provável autor da frase "o importante não é vencer, é competir", ele queria trazer de volta a tradição olímpica para incentivar o esporte e, quem sabe, ajudar na união dos povos.


Em 1894, o Barão de Coubertin criou, junto com representantes de 15 países, o Comitê Olímpico Internacional, o COI. Foi uma correria, mas em 1896 tudo estava pronto para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

Os jogos foram abertos no estádio de Atenas pelo rei George I, da Inglaterra, com a participação de 285 atletas.A partir de então, as Olimpíadas são realizadas sempre de quatro em quatro anos. Esse também era o intervalo entre uma Olimpíada e outra na Grécia antiga.


O barão e seus colegas do COI criaram várias regras e símbolos, que são usados até hoje. A bandeira olímpica, com cinco anéis representando os continentes, entrelaçados sobre um fundo branco, é o símbolo da integração dos povos. Ela traz o lema olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte).

Para reviver o espírito dos jogos gregos, criou-se a tradição da tocha olímpica, que é acesa todos os anos no lugar onde existiu a cidade de Olímpia, descoberto pelo arqueólogo Ernst Curtius.



A tocha sempre é levada de Atenas, capital da Grécia, até a sede dos jogos, se possível por terra, por meio de um revezamento de atletas. Um atleta do país organizador é então encarregado de acender a pira olímpica com a tocha, que permanecerá acesa enquanto durar a competição.

Foi também Coubertin que teve a idéia de criar a cerimônia de premiação depois de cada prova, quando os melhores atletas recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

O COI decidiu ainda que apenas quatro modalidades de esportes poderiam registrar recordes olímpicos: tiro, atletismo, natação e halterofilismo (levantamento de peso).
----------------------------------------------

Conheça Algumas Curiosidades:
Esportes Especiais
“Nada é impossível quando a gente faz com vontade”. Esta frase é de uma campeã do atletismo, a brasileira Ádria Rocha Santos. Ela tem 4 medalhas de ouro de 8 de prata e, só um detalhe, ela é cega!

Isso mesmo! Assim como a Adriana, milhares de atletas no mundo possuem deficiências físicas ou mentais e, mesmo assim, participam das Paraolimpíadas e dos jogos Parapan-americanos (que são as competições especiais das Olimpíadas e dos jogos Pan-americanos oficiais).

Em 2007, no Rio de Janeiro, os jogos do Parapan e do Pan serão realizados ao mesmo tempo e com os mesmos equipamentos. É a primeira vez na História que isto acontece!

São mais de mil atletas com deficiência (física, mental, visual…) competindo em 10 esportes:

Atletismo: As provas são as mesmas do atletismo comum, a diferença é que os atletas especiais podem competir em diversas categorias: cadeira de rodas, usando próteses ou com um guia (caso tenham deficiência visual).

Basquete: O basquete no Parapan é jogado com cadeira de rodas. São cinco jogadores em cada time. O tamanho da quadra e a altura da cesta são iguaizinhos aos dos jogos do Pan.

Natação: No Parapan, atletas com deficiência visual ou físico-motora competem na natação, em provas idênticas às do Pan. Um bastão de espuma avisa aos nadadores cegos quando o fim da piscina está chegando.

Halterofilismo: O objetivo deste esporte é levantar o maior peso possível. No Parapan, competem homens e mulheres com alguma deficiência de mobilidade. Os atletas ficam deitados e precisam levantar a barra de pesos até os braços ficarem totalmente retos.

Futebol de 5: Neste futebol os jogadores são cegos. A bola faz um barulhinho para que os jogadores saibam onde ela está. O goleiro é o único do time que enxerga. Para saber qual é o lado do adversário na quadra, há um sinal atrás de cada gol que alerta os jogadores.

Futebol de 7: No futebol com sete jogadores, participam pessoas com paralisia cerebral. As regras são muito parecidas com o futebol comum.

Judô: Lutam no judô, com as mesmas regras do esporte convencional, atletas com deficiência visual (que não enxergam nada, que só enxergam vultos ou que enxergam imagens pouco definidas).

Tênis de Mesa: No tênis de mesa só os deficientes visuais não jogam. Atletas podem jogar sozinhos, em duplas ou em equipes. Cada partida tem 5 sets valendo 11 pontos cada.

Tênis: O tênis no Parapan é jogado com cadeira de rodas. A quadra é a mesma. As regras também são iguais (a única diferença é que a bolinha pode quicar duas vezes no chão).

Vôlei: Os competidores especiais do Parapan jogam vôlei sentados. A rede é mais baixa (1,15 metro para as competições masculinas e 1,05 para as femininas). São 6 jogadores em cada time e uma partida tem 5 sets.

--------------------------------------

Jogo de Índio

Uma mistura de futebol, hóquei e basquete, o lacrosse é um esporte superpopular nos Estados Unidos. Mas esse "milkshake" esportivo já foi usado como uma prepração para a guerra!

É que o lacrosse, um jogo em que a "estrela" é um bastão chamado crosse, foi criado pelos índios da América do Norte! Ele é considerado o primeiro esporte americano e, diz a lenda que quando os nativos resolviam jogar lacrosse, a partida podia durar muitos dias! E não era nada "amistosa": cada time chegava a ter até mil jogadores, e muita gente saia machucada!

Depois, quando os europeus chegaram à América, o lacrosse foi ficando mais "calminho. Até que, em 1867, um sujeito chamado George Beers colocou ordem na bagunça, limitou o número de participantes em cada time e criou as regras básicas desse esporte.

Hoje em dia nos Estados Unidos existem mais de 100 mil jogadores de lacrosse! E a mulherada norte-americana não fica de fora: mais de 24 mil mulheres jogam lacrosse!


Sepakta...o quê?

Sepaktakraw: um nome esquisito para um esporte totalmente maluco! Nascido na Ásia há mais ou menos 500 anos, o sepaktakraw mistura futebol, vôlei e artes marciais.

Ele é disputado por duas equipes de três jogadores cada, em uma quadra parecida com a de tênis e dividida por uma rede. A disputa começa quando um dos jogadores joga a bola, com as mãos, para o sacador. Daí em diante, mãos e braços saem do jogo, e os atletas têm que manter a bola no ar usando outras partes do corpo.

E, para combinar com o nome, a bola desse jogo também é esquisita: hoje em dia é feita de plástico, mas antigamente era de bambu!

links

1 - Mingau Digital Site infantil cheio de diversão, matérias interessantes, folclore, fábulas, dicas destaque para a seção Minforma( um pouco de muito) e cheia de informações legais.
2 - O Menino Maluquinho Site do Menino Maluquinho, personagem do grande autor Ziraldo. Tem tirinhas de histórias, história do dia, profissões, piadas, enfim. O site é assim como o Maluquinho apaixonante.
3 - Escaleno Site divertidíssimo do Escaleno, com muitas atividades, clipes musicais, as aventuras da Rita e muito mais!
4 - Saúde Animal Um site maravilhoso que fala sobre os animais. Ótimo para pesquisas!
5 - JC Kids Site do JC Kids super divertido, dinâmico, com curiosidades, invenções, histórias, jogos, vale a pena conferir.
6 - Disney Internacional Todo em inglês. Site oficial da Disney, é lindo!!!
7 - Disney Brasil Site oficial da Disney no Brasil, lindo e cheio de brincadeiras com os personagens.
8 - Barbie Brasil Site da Barbie . Tem atividades interativas, histórias, jogos e muita Barbie!
9 - Site Oficial do Seninha Site oficial do Seninha. O site é lindo! Tem brincadeiras, historinhas do Seninha e sua turma, cartão virtual, jogos, dicas...
10 - Site Oficial do Harry Potter Site oficial do Harry Potter!!! Você pode escolher o idioma do site! Para quem gosta desse incrível bruxinho, o site é perfeito! Não esqueça de se aventurar no jogo de quadribol!
11 - Zoológico de São Paulo Site do Zoológico de São Paulo. Bastante informações sobre animais.
12 - EcoKids Site super bem feito da EcoKids. Muitas informações, jogos, receitinhas, dicas sobre preservação da natureza. Tem tanta coisa que vale a pena conferir!
13 - CaillouSite oficial do personagem Caillou. Em francês ou inglês. É repleto de atividades, desenhos para colorir, jogos, cartões, tudo com a linda turma do Caillou
14 - Virtual books Site da Virtual Books maravilhoso, cheio de livros eletrônicos, você pode fazer download
15 - Kadike Fantástico site! Rico em conteúdo, com personagens legais, muitas atividades, brinquedos para você imprimir e se divertir . É tão bom que não dá para falar tem que ver!
16 - a,e,i,o,u Web Site Site da professora portuguesa Paula Perna Tem muita diversão!histórias, anedotas, atividades.
17 - Looney Tunes Site lindooo!!Da turma do Looney Tunes
18 - Animal Net Tudo sobre animais!
19 - Junior Site Português repleto de bons conteúdos para a criança
20 - WWF Site da WWF, Instituição não-governamental brasileira que integra a maior rede mundial de conservação da natureza. Ótimo cheio de matérias sobre o meio ambiente.
21 - Zuzubalândia É um site coloridíssimo, lindão! Os personagens incríveis criados pela Mariana Caltabiano, como a Abelhinha Zuzu ... são diversão garantida. No site há animações, jogos, cartões, quadrinhos animados, e muito, muito mais.
22 - Reclicagem.net Esse portal é demais, ensina tudo sobre reciclagem. Confira!
23 - http://www.jkrowling.com/ Site oficial da autora do Harry Porter, J K Rowling Muito Bom!
24 - Recreionline Site da revista Recreio.Colorido,cheio de informações, inteligente e divertido.É imperdível!
25 - Revista Ciência Hoje É um site para todas as idades.Com ótimas matérias, ótimo para quem quer fazer pesquisas.
26 - Webciencia O site é ótimo! Muito útil para pesquisas, é rico em informações sobre vários temas: animais, saúde, biologia, geografia enfim, imperdível!
27 - Bugigangue É uma super revista eletrônica, lotada de diversão. Ensina a fazer brinquedos com sucata, traz matérias em legais, os personagens do site são ótimos. Jogos, atividades, curiosidades... e muito mais!
28 - TV Cultura Tem o endereço de sites de vários programas infantis da TV Cultura, como: Cocoricó, X Tudo, Caillou.
29 - Amigos da Escola Site do Projeto Amigos da Escola. Conheça! Participe!
30 - Chamequinho Site do clube do Chamequinho, é uma graça e muito bem feito.
31 - Porque Pra que Site do Sesc São Paulo ensina ciência de uma maneira bem divertida .Experiências, Astronomia, curiosidades, dicas de como fazer alguns brinquedos e muito mais.
32 - Tio Gui Este site ensina a fazer brinquedos, tem jogos, astronomia, brincadeiras, muito material para apoio a pesquisa escolar . . tem muita coisa! É um site MARAVILHOSO!
33 - Canal Kids Este site é repleto de informações. Passatempos, Curiosidades sobre assuntos diversos .
34 - ChuaChua Site produzido pela TV Cultura, cheio de informações sobre a importância da água e de preservá-la
35 - Criança Faz Arte Site da artista plástica Tati Vitsic. Tem informações sobre datas comemorativas, artistas famosos,teclado musical (para você tocar), atividades, adivinhas. Um ótimo site!
36 - Smartkids Desenhos para colorir, atividades para montar, cartões , dicas culturais e mais.
37 - Site de Dicas O site é riquíssimo em conteúdo, principalmente para pais e educadores. Histórias, material para pesquisa, jogos para download. Um ótimo site.
38 - Lendo & Relendo Site bem legal, apresenta uma personagem bem fofa, a Gabi. Tem historinhas, atividades, folclore, vale a pena conferir!
39 - Bremen Town Musicians Site muito bem feito, com a história dos Músicos de Bremem. Tem audio e animação (em inglês)
40 - Smilinguido e Sua Turma Site cheio de jogos,histórinhas do Smilingüido e sua turma, cartões. É uma graça!
41 - Sotão Da Inês Esse é o site de uma garota de Portugual muito criativa! cheio de histórias, desenhos, música...
42 - http://www.eaprender.ig.com.br/ site educativo cheio de informações, artigos para pais e educadores, sugestões de atividades, mapas, gráficos, folclore e mais.
43 - Além de Educar Site com muitas matérias, dicas, e tem uma seção de jogos ótima!
44 - Viva e Deixe Viver Site da associação Viva e Deixe Viver é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem como missão Promover entretenimento, cultura e informação educacional através do estímulo à leitura e do brincar, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre e agradável, contribuindo positivamente para o bem estar de seus familiares e equipe multidisciplinar. O trabalho deles é lindo, confira!
45 - http://www.inclusao.com.br/ Um bonito e rico site que aborda o tema educação de inclusão. Não deixe de visitar!
46 - http://www.nickjr.com/ Site em inglês dos personagens do canal Nicklodeon: Franklin, Pequeno Urso, Dora a aventureira, Bob Esponja etc.São jogos, desenhos para colorir e muita diversão
47 - http://www.doutoresdaalegria.org.br/ Conheça um pouco do trabalho desses doutores que trabalham com o que temos de mais precioso: amor, alegria, sonhos.
48 - Doce de Letra Um ótimo portal de literatura infantil e juvenil. Comentários de livros, autores, forum e mais.
49 - Bússola Escolar Um ótimo portal para pesquisas.
50 - Mundo da Criança Um belo site com conteúdos educativos feitos pela editora Delta. Alguns conteúdos são gratuitos.
51 - Guiageo Ótimo site para pesquisa!
52 - http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ Um portal rico em artigos e informações referentes à Educação.Confira!
53 - http://www.escolaoficinaludica.com.br/ Apresenta uma série de curiosidades que dizem respeito à origem de alguns jogos e brincadeiras nas diferentes regiões do país. Disponibiliza para download arquivo com o desenvolvimento de várias brincadeiras por região.
54 - Brincando e Educando Lindo site! Com um rico conteúdo, a professora Cris dá várias sugestões de atividades.
55 - Educarede Site altamente recomendado!
56 - http://www.psicopedagogia.com.br/ Um rico portal sobre educação e saude mental. Cheio de ótmos artigos!
57 - Site do Mickey( Disney) Lindo! vale a pena visitar!
58 - CBEEBIES Site em inglês, super divertido, com histórias desenhos para colorir e vários personagens de programas educativos infantis.
59 - http://www.tiamonica.com.br/ Um ótimo site da educadora Mônica Paes. Diverte e ensina.
60 - http://www.unicef.org.br/ Site do UNICEF, textos sobre o desenvolvimento infantil, ações em prol das crianças no Brasil e no mundo, como ajudar,muitas dicas e formas de praticar a solidariedade e lutar po um mundo melhor, para todos!
61 - Site da Angela Carneiro Site da escritora Angela Carneiro, cheio de maravilhosas histórias!
62 - Marco Aureh Site desse maravilhoso músico que assina várias peças musicais também para crianças.
63 - http://www.cantandosylvia.hpg.ig.com.br/ Site do cd Cantanto com Sylvia Orthof, Sensacional!
64 - O Mundo Encantado de Cecília Meireles Lindo Blog de Leonor Cordeiro,dedicado à essa grande poetisa brasileira: Cecília Meireles.
65 - Literatura Infantil Um maravilhoso site sobre literatura infantil feito pela Professora Cristiane Madanêlo de Oliveira, especialista em literatura infantil e juvenil pela UFRJ e estudiosa do assunto.
66 - Site da escritora Anna Cláudia Ramos Site colorido, cheio de informações interessantes sobre a escritora, suas obras e literatura infanto-juvenil
67 - IBGE 7a 12 anos Site do IBGE com informações sobre o Brasil, dicas de brincadeiras e muito mais.
68 - Cantinho das Idéias Um ótimo blog,criado pela Educadora Mônica Oliveira, com várias dicas para incrementar as aulas.Confira também:Espaço Criativo
69 - Portal Escola Interativa Um maravilhoso portal educacional, repleto de informações, dicas, textos...
70 - Site da Angela Lago Site da escritora e ilustradora Angela Lago, cheio de informações, artigos, ilustrações...
71 - Sapulekando Um blog cheio de informações, brincadeiras, atividades ...MUITO BOM!
72 - Site do TV Xuxa Site do Programa da Xuxa, cheio de informações,dicas, curiosidades...vale a pena conferir! Veja também o site do Portal X: http://portalx.globo.com/
73 - Discovery Na Escola Um site cheio de informação, para pais, professores e estudantes.
74 - Discovery Kids Brasil Site de um canal que é 100% qualidade! Colorido, divertido, cheio de brincadeiras, informações sobre os personagens. Altamente recomendável
75 - Portal Kids Portal destinado às mamães e também aos papais, com informações e serviços.
76 - Portal Desabafo de Mãe O Desabafo de Mãe é a comunidade de mães e pais da internet, que tem como missão incentivar a Cultura Infantil ( são dos nossos!). Lindo, cheio de informações!
77 - Blog A Família Cresceu Um blog lindo, cheio de informações sobre infância,gravidez...É para a família toda!
78 - Dobras de Leitura Uma revista eletrônica dedicada à Literatura para Crianças e Jovens Leitores
79 - Site do Professor Celso Antunes O Professor Celso Antunes é bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO, é autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem. Seu site é repleto de informações.
80 - Arte de Sucata Site que ensina fazer arte reciclando. Lindo!
81 - Site do Barbatuques Site do grupo de percussão corporal do Barbatuques. Imperdível!
82 - Crescer Bem Site repleto d e informações sobre nutrição infantil. Artigos, receitas, cardápios, informações sobre peso ideal e muito mais.
83 - Plenarinho O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil (crianças de 7 a 12 anos, pais, professores e educadores). Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o portal informa sobre o Poder Legislativo - elaboração de leis e atuação parlamentar -, política, democracia e organização do Estado. O site é rico em informações, vale apena conferir!
84 - Projetos Pedagógicos Dinâmicos Um site rico em conteúdo, voltado para educadores com artigos, dicas, projetos e mais. MUITO BOM!
85 - O Brasileirinho Um portal maravilhoso, repleto de informações sobre o universo infantil.

quadrinhos

hinos

vem cantar comigo o hino com orgulho do BRASIL!!!

Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Vocabulário (Glossário)

Plácidas: calmas, tranqüilas
Ipiranga: Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822
Brado: Grito
Retumbante: som que se espalha com barulho
Fúlgido: que brilha, cintilante
Penhor: garantia
Idolatrada: Cultuada, amada
Vívido: intenso
Formoso: lindo, belo
Límpido: puro, que não está poluído
Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul
Resplandece: que brilha, iluminidada
Impávido: corajoso
Colosso: grande
Espelha: reflete
Gentil: Generoso, acolhedor
Fulguras: Brilhas, desponta com importãncia
Florão: flor de ouro
Garrida: Florida, enfeitada com flores
Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo
Lábaro: bandeira
Ostentas: Mostras com orgulho
Flâmula: Bandeira
Clava: arma primitiva de guerra, tacape

criando

carinha
MATERIAL
1. Canetas coloridas
2. Giz de cera
3. Caixinhas de creme dental
4. Papel
5. Cola


MODO DE FAZER
1. Encape as caixinhas com papel.
2. Com as canetas coloridas, desenhe um cabelo diferente em cada lado da primeira caixinha.
3. Passe o giz de cera para dar o tom da pele.
4. Na segunda caixinha, desenhe os olhos com caneta e, novamente, pinte o resto com giz de cera para dar o tom de pele.
5. A próxima caixinha é o nariz. Desenhe um nariz de cada tipo em cada lado da caixinha.
6. Na última desenhe as bocas.
7. Junte todas as caixas, uma em cima da outra, e vá virando para variar a careta.



--------------------------------------------------
avião
MATERIAL:
1- Uma caixinha de pasta de dente, lantejoulas, tinta azul, caneta, tesoura sem ponta, cola e papel cartão vermelho.


COMO FAZER:
1- Pinte a caixinha de pasta de dente com a tinta azul. Isso será o corpo do avião.
2- No verso do papel cartão, desenhe as asas do avião e corte-as.
3- Passe a cola nas asas e prenda na fuselagem.
4- Salpique umas gotinhas de cola para fazer as janelas, e cole lantejoulas. Agora, é só voar!



----------------------------------------
balão de bexiga
MATERIAL
1. Uma bexiga
2. Pedaços de jornal
3. Pincel
4. Cola
5. Tiras de papel colorido
6. Fita adesiva
7. Papel dourado
8. Restos de lã


MODO DE FAZER
1. Encha a bexiga de ar. Passe cola na bexiga e vá colando pedaços de jornal até forrar toda a bexiga.
2. Passe cola sobre o jornal e deixe secar.
3. Mais uma camada de cola e agora cole as tiras de papel colorido na vertical.
4. Para fazer a parte de baixo do balão, pegue uma faixa de papel dourado e dê uma volta na bexiga formando um círculo.
5. para juntar o papel dourado na bexiga, corte alguns fios de lã e cole uma ponta na bexiga e a outra no papel dourado. Assim você tem um balão igual a esses que você vê voando por aí!

-------------------------------------------------

taturana
MATERIAL
1. Cola
2. Escovinha de limpeza
3. Botões

MODO DE FAZER
1. Desentorte as escovinhas com a mão, achando a forma correta.
2. Coloque um pingo de cola de cada lado da escova e cole os botões para fazer os olhos. E aí estão: peludas, coloridas, assustadoras... mas simpáticas!

------------------------------------

coroa
MATERIAL
1. Tesoura sem ponta
2. Fita adesiva
3. Uma longa tira de papel laminado
4. Papel sulfite


MODO DE FAZER
1. Enrole a folha de papel sulfite até virar um canudinho. Para não desenrolar, prenda a ponta com a fita adesiva.
2. Faça outro canudo de papel e emende um no outro para ficar bem comprido.
3. Enrole o papel laminado no canudo de papel, prendendo as pontas com fita adesiva.
4. Dobre essa vara metálica até formar um aro. Prenda as pontas com fita adesiva.
5. Agora faça mais três canudinhos de papel sulfite e enrole no papel laminado. O mesmo procedimento anterior, só que agora você vai dobrar cada canudo ao meio.
6. Use a fita adesiva para prender os canudos dobrados ao meio no aro. Prenda um canudo ao lado do outro, sendo o do meio um pouco mais alto que os outros. Veja que bela coroa você pode fazer !



-------------------------------------------

fantoche
MATERIAL
1. Um pé de meia velha
2. Um frasco de leite fermentado vazio
3. Fita adesiva
4. Botões


MODO DE FAZER
1. Faça algumas arruelas com a fita adesiva e prenda no frasco.
2. Coloque os botões sobre a fita e prenda os olhos, o nariz e a boca do fantoche.
3. Para fazer o corpo, vista a meia na mão e enfie a cabeça do boneco no indicador levantado. Mexendo o polegar e o dedo médio, você faz os bracinhos do fantoche.


-------------------------------------------

disco de cartolina
MATERIAL
1. Canetas coloridas
2. Fita adesiva
3. Um lápis
4. Tesoura sem ponta
5. Discos de cartolina: um tamanho brotinho, um tamanho médio e um tamanho família

MODO DE FAZER
1. Faça um furinho no centro de cada disco.
2. Dobre a fita adesiva ao meio, formando um fio liso. Passe esse fio por uma rodelinha de cartolina e continue passando pelos furinhos dos discos.
3. Com os discos presos, uns aos outros, trace uma linha vertical e outra horizontal, dividindo a circunferência em quatro partes.
4. Agora, em cada ponta das retas desenhe uma pessoa. Quando você for girar os discos, as roupas irão mudar de personagem.

--------------------------------------------

vai e vem

MATERIAL
1. Dois fios de varal
2. Duas garrafas de plástico, dessas descartáveis
3. Quatro carretéis de linha, sem linha
4. Tesoura sem ponta
5. Cola
6. Uma longa tira de papel crepom

MODO DE FAZER
1. Comece cortando as garrafas, com a tesoura, separe as bocas que serão as partes úteis.
2. Junte as duas partes cortadas da boca da garrafa. Não precisa colar, é só encaixar uma na outra.
3. Enrole a faixa de papel crepom nas garrafas e cole a ponta para não soltar.
4. Passe os varais pela boca das garrafas, deixando dois fios de varal pendurados de cada lado.
5. Amarre cada ponta do fio em um carretel e o vai e vem está pronto! Chame um amigo ou amiga para jogar com você.

educação

papel espaço
turma do militar
ciencia
animal
curiosidades
Dicas
Dono Receitão
Rebinho e Politi
A Turma do Socorrinho
Capimbu

noticias

CULTURA
Colombo chegou a América em... terceiro lugar!

Famoso ficou o Cristóvão Colombo (de onde você acha que veio o nome da Colômbia?). Mas você já deve ter ouvido falar que ele não foi o primeiríssimo na corrida para a América, não é? Pois então: nem em segundo, ele ficou! Antes deles, vieram os vikings, e (agora descobriram) mais vikings!

A descoberta da vez foi uma pedra supervelha, de 100 quilos, com inscrições gravadas na língua que os vikings usavam para escrever: as runas. Na pedra, eles contavam da viagem, de uma guerra que aconteceu quando chegaram e diziam o ano, certinho: 1362. Se você se lembra das aulas de história, já percebeu que isso foi bem antes que o Colombo chegasse nessas terras, não é? Ainda não está comprovado que a pedra seja relíquia legítima, mas se for, atenção: a história dos livros acaba de ganhar um novo capítulo!

E o placar ficou o seguinte:
Vikings em primeiro: chegaram ao nosso continente no ano 1000, mais ou menos.
Outros vikings em segundo: chegaram por aqui em 1362.
E... em terceiro lugar, o italiano Cristóvão Colombo, que chegou na América em 1492. E o pior é que dizem que ele, muito teimoso, morreu insistindo que tinha chegado nas índias, região da Ásia que na época era cheia de riquezas. Ele nem admitiu que tinha descoberto uma nova terra, mas mesmo assim levou a fama. Pode?



VIAGEM
Monstros nas praias do Japão!

Jaspion, Giraya, Changeman, Goku, Cavaleiros do Zodíaco... SOCORRO!

Bem que os japoneses podiam chamá-los para dar uma mãozinha: é que milhares de monstros gigantes apareceram no mar do Japão, e estão aterrorizando os pescadores!

Mas apesar de enormes (podem medir até 15 metros da cabeça aos tentáculos), pesadíssimos (os que se enroscaram nas redes de pesca até que eram levinhos: só 100 quilos) e terríveis (o veneno não mata ninguém, mas pode queimar bastante), esses monstros não têm nada de sobrenaturais: são "só" os Stomolophus nomurai... O quê? Águas-vivas gigantes!

As "aguonas" saíram do fundo do mar e resolveram dar as caras no litoral da China e do Japão, e estão atrapalhando a vida dos pescadores. Os cientistas acham que a confusão pode ter acontecido por causa do aquecimento das águas - afinal, monstros marinhos também podem querer refrescar a cuca, não é?







TECNOLOGIA
Quanto mais sol, mais rápido!

Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem diferente. Os veículos são pequenos, com espaço só para um pessoa; achatadinhos, bem leves e com um painelzão brilhante no teto... tudo para ficarem bem mais rápidos. E cadê gasolina? Ahá! É nisso que esses carrinhos são tão especiais: eles são movidos por energia solar!

Sacou, agora, para que servem os painéis? Eles captam a energia do sol e transformam em energia para o carro andar. Ops! andar não, correr: o carro campeão da prova esse ano, da equipe holandesa, chegava a fazer até 170 km por hora!

A competição é um jeito de ficar de olho na tecnologia. Os cientistas acreditam que o futuro ta aí, na energia que vem do sol. Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui! Só o que custa caro são os painéis, mas depois de tudo instalado no teto da casa, cada um pode ter sua própria fábrica de energia - sem postes, e sem contas no final do mês. Com a corrida australiana, estão sendo testados novos paíneis e novos sistemas, que logo podem fazer parte da nossa vida. Vamos torcer pelos carros-solares!





CIÊNCIA
Astronauta made in China!

A China lançou um homem ao espaço! "Ai, coitado.. foi castigo?" Se a idéia era se livrar do cara, ele até que gostou bastante da idéia: o chinês Yang Limei entrou para a história como o primeiro chinês a viajar para o espaço, e virou herói do país!

A partir de agora, a China é um dos três países do mundo que já lançaram gente em órbita. Os outros dois são a ex-União Soviética (que, se não tivesse se desmanchado, ocuparia a Rússia e um montão de países vizinhos dela, com nomes bem esquisitos) e os Estados Unidos. Da União Soviética saiu o primeiro astronauta a passear em volta da Terra: o Yuri Gagarin. Os Estados Unidos, como você sabe, mandaram a primeira nave tripulada (com astronautas dentro) para a Lua.

Com isso, a China mostrou que está com a bola toda no espaço: ela tem toda a tecnologia necessária, e promete mais para o futuro - o próximo passo pode ser uma estação espacial. E sabe qual é a boa notícia para a gente? A gente pode pegar uma caroninha nos foguetes chineses! Entre os parceiros da China no programa espacial, está o Brasil.

No espaço, a nave chinesa Shenzhou-5, que quer dizer "nave divina", deu 14 voltas em torno da Terra em 21 horas, para depois voltar para casa, aterrissando na planície da Mongólia (na China, é claro!). Logo que o foguete foi lançado, o yuhangyuan (astronauta, em chinês) Yang Limei já mandou uma mensagem, dizendo que estava tudo bem, tudo legal.

Ufa! Deve ter sido um alívio para ele finalmente entrar em órbita. Depois dos treinos pesadíssimos lá na China, ele levou quinze minutos só para colocar a roupa (de R$12 milhões de dólares!). Além disso, por mais que os futuros astronautas treinem e treinem em Terra, sempre pode acontecer alguma coisa diferente dentro da nave, e é sempre preciso muita atenção do piloto. Resultado: ele não consegue ficar nada sossegado. Já flutuando pelo espaço, ele pôde descansar um pouquinho: a primeira refeição espacial foi bem chinesa: picadinho de porco com molho de alho e arroz frito. Opa! Espero que ele tenha tomado cuidado com a falta de gravidade... Deve ser meio difícil comer arroz flutuante!




CIÊNCIA
Encontrada a casa ideal para seres de outro planeta!

Você é um alienígena à procura de um lugar para morar? Seus problemas acabaram! Cientistas americanos descobriram o melhor lugar para a vida extraterrestre!

Sabendo onde procurar, fica mais fácil para encontrar vida em outros planetas. Por isso, o grupo de astrônomos da Universidade do Arizona procurou por lugares parecidos com a Terra, que têm condições - de temperatura, água e luz - parecidos com os nossos. De agora em diante, os telescópios espaciais devem ficar de olho nesses candidatos a "casas de E.T.s". Entre eles, a vencedora foi... a estrela 37 Gem!

A estrela é o lugar mais provável para se encontrar seres verdinhos de outro planeta. Ou melhor, não exatamente nela (que deve ser muito quente), mas nas redondezas. Achou o nome muito sem graça? Muito prático, isso sim: em questão de "brilhanteza", a 37 Gem fica em 37(colocar o ózinho) na constelação de Gemini, que fica a 42 anos-luz da Terra. Hummm... O nome diz tudo, não é?

A 37 Gem é muito parecida com o nosso sol, só um pouco mais quente e brilhante. Então, se houver algum planeta por perto os nossos amigos E.T.s devem ser bem... bronzeados!







VIAGEM
Uma foto para o mundo inteiro

De uma fazenda aqui no Brasil até as montanhas da Índia, passando por terras geladas do Alasca e uma cidade cheia de gente morena no Iraque. Qual é a paisagem do mundo? É o que uma turma de aventureiros está tentando descobrir.

Olha só o que eles inventaram: vão fotografar o mundo todo, para fazer um mapa só com fotos. Mas como? O mapa precisaria ter o tamanho do mundo! você pensa. Bom, é que para facilitar o trabalho, eles não vão tirar fotos do mundo tooodo, todo. Só de alguns pontos, digamos... estratégicos!

Olhe bem para o mapa-múndi do seu livro de geografia. Se você tiver um globo (pode até ser uma daquelas bolonas de plástico com os países), melhor ainda. Reparou como nos mapas o mundo fica todo quadriculadinho? Essa você já ouviu na escola, não é? Essas linhas cortando o mundo em pedaços são os paralelos e meridianos. A função delas linhas é marcar a latitude e longitude da Terra, como num jogo de Batalha Naval. Para os lugares em que as linhas cruzam, os aventureiros deram um nome: pontos de confluência. E em cada um desses pontos, vai ter um fotógrafo meio maluquinho, com uma câmera em punho. No total serão mais de 16 mil fotos!

E onde é que estão esses tais pontos, que a gente não vê? Calma, calma... Você não vê uma linha separando a sua cidade de outra, mas isso não quer dizer que ela não exista, certo? Para encontrar esses pontos imaginários, os aventureiros-fotógrafos usam aparelhos de GeoPosicionamento Global, o GPS. Mas o que é isso? É um aparelhinho que te dá as coordenadas de onde você está, em latitude e longitude. Daí fica bem difícil de se perder!

Sabe que até você pode entrar nessa? São milhares, milhares de pontos para fotografar... Onde quer que você esteja, tem um a, no máximo, 80 km de distância. Você pode estar pisando num ponto de confluência e nem percebeu! Então tire uma foto sua: você também faz parte da paisagem do mundo!



MEIO AMBIENTE
O rei da selva está em perigo!

Ele mete medo em qualquer bicho, mas sabe quem mete medo no leão? Nós mesmos, os humanos! Por incrível que pareça, nós humanos somos os animais mais temidos na natureza. Por causa da gente, os leões estão entrando na lista dos animais em extinção!

E não só os reis da juba que estão em perigo: todos os grandes predadores (chitas, leopardos, tigres, e, claro, os leões) estão sumindo da natureza. Mas se eles são tão grandes e poderosos, e.. (glup!) dentuços, por que estão ameaçados? Justamente por causa do tamanho ameaçador, oras! Grandões, eles precisam de bastante espaço na natureza; e, como você sabe, as florestas estão sumindo do planeta. Sem lugar para morar, os bichões vão para as redondezas das cidades, e... Bum! Acabam sendo mortos por caçadores que ficam com medo deles

Ai, ai... e o que fazer? Pensando bem, é fácil: é só preservar a casa desses bichos, e aprender a conviver com eles numa boa, sem armas. O problema é convencer todo mundo de que um animal como o leão, desse tamanho, precisa mesmo de ajuda. Pobres predadores!







CIDADANIA
100 anos de muitas mudanças

Já parou para pensar em como era o nosso país há cem anos? Bem diferente de agora não é? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um levantamento sobre o Brasil de hoje, e dá para comparar com o que era o país há um século. Olha só:

Em cem anos, a população brasileira saltou de 17 milhões de pessoas para 194... milhões. Mais de dez vezes maior! A população brasileira mudou de tamanho e de cara. Em 1910, um brasileiro vivia, em média, 33 anos; hoje essa expectativa de vida é bem maior: quase 65 anos. Sabe o que isso quer dizer? Que hoje no Brasil há muito mais velhinhos - mas é claro que eles estão muito mais em forma do que antigamente.

E olha o que aconteceu com o nosso dinheiro no período: a inflação (aquela coisa terrível que faz os preços aumentarem bastante) pulou de 6% ao ano em 1930 para 796% entre 1990 e 1995, e caiu denovo entre 1995 e 2000: 8,6%. É uma baita diferença, mas se você ficou enbananado com os números, a gente explica: nos anos 30, era tudo sossegado. O seu chocolate preferido tinha, durante o ano, só um pequeno aumento de preço. Mas se você fosse comprar uma bala em 1990 e, em 91, quisesse comê-la denovo, ela estaria quase oito vezes mais cara! Iau, isso causaria um belo rombo na sua mesada, não é? Ainda bem que hoje a inflação está bem mais baixa. Mas mesmo assim vale a pena ficar de olho aberto, para não engolir um preço alto!

Um século é tempo suficiente para acontecer muita coisa... Tanta que nem cabe aqui no espacinho do Jornal do Canal. Já pensou em tudo o que pode ter mudado daqui a mais cem anos? Se você chegar até lá, conte para a gente!





CIDADANIA
Vereador quer criar o Dia do Vampiro!

A idéia é de meter medo, mas ele jura que é por uma boa causa: o vereador José Laurindo quer colocar no calendário o...Dia do Vampiro! Calma, calma, nada de pânico! Antes de ir correndo dizer para sua mãe "Eu não falei que eles existiam, eu não falei?!", fique sabendo que, mesmo com um dia só para eles, o vampiros continuam "não existindo" como sempre. E esse vereador paulistano não é um maníaco que quer matar todas as crianças de susto, não: a idéia do José Laurindo é apenas...chamar atenção para a necessidade de doar sangue!

Como os vampiros são "famosos" por gostar de um bom gole de sangue, o vereador achou que eles seriam os "garotos-propaganda" ideais para as campanhas de doação de sangue. E é essa a idéia do Dia do Vampiro: estimular a prefeitura de São Paulo a fazer grandes campanhas mostrando para as pessoas como é importante a gente doar sangue. Agora esse tal de José Laurindo já não parece tããão malvado assim, né?

Agora adivinha só qual foi a data escolhida para o Dia do Vampiro? Quem disse "13 de agosto"...acertou na mosca! Brrr! O projeto que cria o Dia do Vampiro ainda não saiu do papel, mas se a prefeita de São Paulo aprovar...pode ir preparando sua capa de Conde Drácula para as comemorações desse dia de arrepiar!





TECNOLOGIA
Sanduíche de óleo e água? É o papel do futuro!


Essa notícia é para deixar os amigos das árvores pulando de alegria: está cada vez mais próximo o dia em que o papel vegetal - esse que a gente usa para escrever, e que é feito de madeira - vai ser substituido pelo papel digital! Que de papel mesmo, só tem o nome, porque essa engenhoca ecológica na verdade é mais parecida com uma tela de computador do que com uma folha de papel.

Muita gente, no mundo todo, anda tendando desenvolver um papel digital que funcione direitinho. E você, que é freguês aqui do Jornal do Canal, deve se lembrar de algumas matérias sobre esse assunto. (Ah, você não lembra? Então clique aqui e depois aqui). E, com tanta gente quebrando a cuca, a cada dia a idéia do papel digital vai ficando mais "incrementada".

A última novidade "papelesca", criada pelos holandeses Robert Hayes e B.J. Feenstra, consegue até...mostrar imagens em movimento! Ou seja, além de substituir o papel convecional, a geringonça holandesa pode fazer a leitura ficar ainda mais emocionante!

E o segredo desse papel que mostra imagens é bem simplesinho: uma espécie de "sanduíche" de óleo e água! Apetitoso ele não é, mas que funciona, isso ninguém pode negar! É que, quando o tal sanduíche é exposto a uma corrente elétrica, a movimentação do óleo e da água permite a formação de imagens...e até de vídeos!

Imagina só se, na hora de ler um livro do Monteiro Lobato, você pudesse ver a Emília, a Narizinho e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo se mexendo na sua frente? Ia ser superlegal, não?

ecologia

MEIO AMBIENTE
Perigo: aquecimento pode tornar o planeta mais doente...

Estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Análise e Síntese Ecológica dos Estados Unidos mostrou que o aumento da temperatura da Terra tem feito a festa de vírus, fungos, bactérias, parasitas em geral, bem como mosquitos e roedores. Isso acontece porque todos esses agentes causadores de doenças se desenvolvem mais rápido e vivem melhor em ambientes mais quentes.

Você já percebeu como os invernos estão cada vez menos rigorosos, e os verões cada vez mais quentes e longos? Pois é, isso não é nada bom, principalmente para os oceanos, que abrigam espécies muito delicadas: os corais, por exemplo, são supersensíveis a fungos e bactérias...

E você pensa que, por enquanto, está tudo bem? Que nada: os cientistas contaram o caso dos coloridos pássaros akepas, que vivem a mais de 700 metros de altitude em penhascos do Hawai. Com o aquecimento global, os mosquitos puderam subir até o topo das montanhas (que já não estão mais tão "fresquinhas" assim) e levar com eles a malária avícola, que vem matando muitos desses belos pássaros...

Nem as pessoas estão livres das doenças causadas pelo aumento da temperatura: segundo os cientistas, a principal é a Febre do Vale Rift, uma doença transmitida também por mosquitos e que ocorre em áreas da África atingidas por fortes enchentes.

brincadeiras

Brincar é bom, então chame sua turma para participar dessa brincadeira!

Vocês podem brincar de "barra-manteiga" em um quintal, uma praça ou o pátio da escola. O espaço precisa ser dividido em três partes conforme o desenho acima.

As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima.

As equipes ficam posicionadas nos campos 1 e 3 e o campo 2 é o espaço para correr.

A brincadeira começa quando um participante vai até a equipe adversária e bate com uma mão na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para a sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. Caso o que bateu seja pego passa a jogar na outra equipe.

Vence o time que pegar todos os adversários.



CABO DE GUERRA



Você conhece uma expressão que diz: " A união faz a força"? Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.

Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.

Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio.

As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.

Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.

Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.

Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.



CABRA CEGA

Brincadeira que consiste em vendar uma criança que passará a perseguir outros amiguinhos que participam da brincadeira, para colocá-la em seu lugar.

Essa brincadeira veio na bagagem dos portugueses e espanhóis, mas já era um jogo muito popular entre as crianças da Roma Imperial. Na Espanha e América espanhola chamam-a La Gallina Ciega (Dias Geniales o Lúdricos, Diálogo VI).

O jogo se inicia por perguntas e respostas entre uma criança e a cabra-cega: Em Portugal diz-se:

“Cabra-cega, donde vens?
De Vizela (ou de Castela)
Que trazes na cesta?
Pão e canela.
Dás-me dela?
Não, que é para mim e para minha velha.
Zigue-tanela!”

Diz a criança que está ao lado, fingindo dar um beliscão na cabra-cega.
(Augusto C. Pires de Lima, Jogos e Canções Infantis, 54, segunda edição, Porto, 1943).

No Brasil:

Cabra-Cega, de onde você veio?
im lá do moinho.
O que você trouxe?
Um saco de farinha.
Me dá um pouquinho?
Não


Em Sergipe, Clodomir Silva (Minha Terra, 8-9, Rio de Janeiro, 1926) informou:

“Cabra-cega, não me nega; Donde Vem?
Do sertão!
Trais oro, prata ou requeijão?
Trago oro.
Pois rode como besouro.”



CARNIÇA


Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, uma-a-uma, pulando sobre as costas dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas. Pulada a última carniça, o jogador corre e pára adiante, esperando que os demais saltem sobre ele. É sempre revesado.



PASSA, PASSARÁS

Escolher dois participantes para serem “ouro” e “prata”, respectivamente. Nenhum dos outros participantes poderá saber quem é “ouro” ou “prata”.

“Ouro” e “prata” ficam diante um do outro, de mãos dadas, formando um arco – a “ponte”. Os outros jogadores marcham, passando sob a “ponte” cantando:

“Passarás, não passarás

Algum deles há de ficar,

Se não for o da frente,

Será o de trás.”

Na palavra “trás”, “ouro e prata” abaixam os braços e aprisionam o último da fila, a quem devem fazer a seguinte pergunta:

“Que prefere, ouro ou prata?” Conforme a resposta, o participante se coloca atrás de “ouro” ou de “prata”. A resposta deve ser dada em voz baixa, para que os outros do grupo não percebam quem é “ouro” e quem é “prata”. Novamente a ponte é levantada e o grupo recomeça a cantar, enquanto passa sob o arco.

Depois que todos forem aprisionados, formam duas filas, encabeçadas pó “ouro e prata”, que ficam de mãos dadas. Os demais jogadores, com os braços em torno da cintura do companheiro da frente, formam duas cadeias, inicia-se então a luta: cada grupo tenta obrigar o outro a transpor uma linha riscada entre “ouro e prata”. O grupo que conseguir é o vencedor.



PASSAR ANEL

Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.

Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.



BRINQUEDO DE ESCONDER

Uma criança encosta-se a um muro de olhos fechados; as demais vão dando-lhe uma palmada dizendo:

Maria Macundê

Bate no ....

E vai-te escondê.



Cada qual procura esconder-se da melhor maneira e do esconderijo grita:

-"Já!". E a Mria Macundê sai a procura de suas companheiras. À primeira encontrada ela diz:

-"Estica tica" e essa a substitui.



JOGO DO SOLDADO

- Brilha, brilha, meu soldado
Na porta do capitão...
- Como posso eu brilhar
Se ainda me falta o coração?

(Cada um dos jogadores dá uma peça do uniforme: boné, espada, etc. Aquele que não der nada apanha um bolo com a pá de farinha.)



JOGO DO FRADE

Bento, que Bento? - Frade!

Na boca do forno. - Forno!

Fazer um bolo. - Bolo.

Fazer o que seu mestre manda?

Faço, sim senhor!

Ir buscar...(qualquer coisa que se mande...). O último a chegar apanha um bolo.







JOGO DOS VELHACOS



Diz o capitão:

"Na porta do Marambela

Apareceu um gato morto.

-"Foram esses dois velhacos" - diz o primeiro jogador.

Diz o segundo: "Mentes velhaco..."

Volta o capitão a perguntar:

-"Quem foi que esfolou?"

-"Foram esses três velhacos" - diz o primeiro jogador.

Volta a perguntar o segundo jogador e assim por diante. Quando algum atrapalha, leva bolo.







JOGO DO MEDO



Pergunta-se a uma criança:

-"Teu pai foi a caça?"

Ela deve responder:

"Foi..."

Faz-se nova pergunta:

-"Teve medo?"

Ela responde: "Não".

Sopra-se, então, os olhos dela e se ela fechá-los, diz-se:

-"Teve sim!".




JOGO DO PIÃO



O que é o que é?
Para andar se bota a corda
Para andar se tira a corda
Porque com corda não anda
Sem corda não pode andar

O pião é o brinquedo mais antigo que se conhece. Plínio e Virgílio em suas obras já comentavam a popularidade do pião entre as crianças romanas, mas acredita-se que o pião já foi brinquedo praticado pelos homens pré-históricos.

Tudo indica que os portugueses divulgaram esse jogo nos primeiros tempos da colonização brasileira. A existência do pião em Portugal, em tempos passados, é confirmada por Teófilo Braga, no Cancioneiro de Resende e nas Ordenações Afonsinas, que cita, entre alguns jogos de sociedade do século XV, o pião:

É o jogo do piam
Favor se lhe de voar.
(apud Lima, 1966, p. 275)

Para brincar com o pião é só enrolar uma corda da ponta ao corpo do pião, segurando uma ponta. Depois, é só atirar o pião em direção ao chão, desenrolando o barbante de um impulso só. O brinquedo cai no chão rodopiando e assim permanece durante um bom tempo. Você pode ampará-lo com a mão, para que ele passe a girar sobre a palma ou mesmo sobre o seu dedo.

lendas

Caipora ou Curupira


É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.

É um anão de Cabelos Vermelhos com Pelo e Dentes verdes. Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.

Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demômio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.

Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhe agradar, deixavam nas clareiras, penas, esteiras e cobertores.

De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um Rolo de Fumo para agradá-lo, no caso de cruzar com Ele.

Fonte: sitededicas.uol.com.br

Caipora ou Curupira
É um mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.

um anão de cabelos vermelhos com pêlo e dentes verdes. Como protetor das árvores e dos animais, costuma punir os agressores da natureza e o caçador que mata por prazer. É muito poderoso e forte.

Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os índios guaranis ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.

Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560 dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhes agradar, deixavam nas clareiras penas, esteiras e cobertores.

De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um rolo de fumo para agradá-lo, no caso de cruzar com ele.

Origem: Região Sudeste, datando da época do descobrimento.

-----------------------------------------------------

Boitatá


É um Monstro com olhos de fogo, enormes, de dia é quase cego, à noite vê tudo. Diz a lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra e foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra. Para escapar ele entrou num buraco e lá ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram.

Desde então anda pelos campos em busca de restos de animais. Algumas vezes, assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes do tamanho de sua cabeça e persegue os viajantes noturnos. Às vezes ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata. No Nordeste do Brasil é chamado de "Cumadre Fulôzinha". Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios.

Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros dizem que ele protege as matas contra incêndios.

A ciência diz que existe um fenômeno chamado Fogo-fátuo, que são os gases inflamáveis que emanam dos pântanos, sepulturas e carcaças de grandes animais mortos, e que visto de longe parecem grandes tochas em movimento.

------------------------------------------------------------

Matinta Perêra


A Matinta Perêra é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sózinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: "Matinta Perêra..."

Para os índios Tupinambás esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos parentes mortos. Era chamada de Matintaperera.

Para se descobrir quem é a Matinta Perêra, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café.

No dia seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Perêra. Acredita-se que ela, possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores ou doenças nas pessoas.

Nomes comuns: Matinta Pereira, Saia-Dela (Pernambuco), Matinta.

Origem Provável: Mito que ocorre no Sul, Centro e Norte e Nordeste do Brasil. Para alguns, é uma variação da lenda do Saci.

Na região Norte, a Matinta Perêra, seria um pequeno índio, com uma perna só e com um gorro vermelho na cabeça, semelhante ao Saci, que só anda acompanhado por uma velha muito feia.

Esta é provávelmente uma adaptação da lenda do Saci. Inclusive o passáro no qual ela se transforma chamada Matiapererê, que além de ser preta tem o costume de andar pulando numa perna só, é a mesma que entre os Tupinambás, com o tempo se transformou no moleque Saci.

----------------------------------------------------

Lobisomen


Diz a lenda que quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Também o será, o filho de mulher amancebada com um Padre.

Sempre pálido, magro e orelhas compridas, o menino nasce normal. Porém, logo que ele completa 13 anos, a maldição começa.

Na primeira noite de terça ou sexta-feira, depois do aniversário, ele sai à noite e vai até um encruzilhada. Ali, no silêncio da noite, se transforma em Lobisomem pela primeira vez, e uiva para a lua.

Daí em diante, toda terça ou sexta-feira, ele corre pelas ruas ou estradas desertas com uma matilha de cachorros latindo atrás. Nessa noite, ele visita, 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde passa, açoita os cachorros e apaga as luzes das ruas e das casas, enquanto uiva de forma horripilante.

Antes do Sol nascer, quando o galo canta, o Lobisomem volta ao mesmo lugar de onde partiu e se transforma outra vez em homem. Quem estiver no caminho do Lobisomem, nessas noites, deve rezar três Ave-Marias para se proteger.

Para quebrar o encanto, é preciso chegar bem perto, sem que ele perceba, e bater forte em sua cabeça. Se uma gota de sangue do Lobisomem atingir a pessoa, ela também vira Lobisomem.

-----------------------------------------------------------

Mula-Sem-Cabeça


Nos pequenos povoados ou cidades, onde existam casas rodeando uma igreja, em noites escuras, pode haver aparições da Mula-Sem-Cabeça. Também se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia-noite, ela aparece. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. Toda passagem de quinta para sexta feira ela vai numa encruzilhada e ali se transforma na besta.

Então, ela vai percorrer sete povoados, ao longo daquela noite, e se encontrar alguém chupa seus olhos, unhas e dedos. Apesar do nome, Mula-Sem-Cabeça, na verdade, de acordo com quem já a viu, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e boca, onde tem freios de ferro.

Nas noites que ela sai, ouve-se seu galope, acompanhado de longos relinchos. Às vezes, parece chorar como se fosse uma pessoa. Ao ver a Mula,deve-se deitar de bruços no chão e esconder Unhas e Dentes para não ser atacado.

Se alguém, com muita coragem, tirar os freios de sua boca, o encanto será desfeito e a Mula-Sem-Cabeça, voltará a ser gente, ficando livre da maldição que a castiga, para sempre.


---------------------------------------------------

O Saci-Pererê


A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha, que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos.

Ele também se transforma numa ave chamada Mati-taperê, ou Sem-fim, ou Peitica como é conhecida no Nordeste, cujo canto melancólico, ecoa em todas as direções, não permitindo sua localização.

A superstição popular faz dessa ave uma espécie de demônio, que pratica malefícios pelas estradas, enganando os viajantes com os timbres dispersos do seu canto, e fazendo-os perder o rumo.



Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Dizem que Ele não atravessa córregos nem riachos. Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e caso consega sua carapuça, pode realizar um desejo.

Alguém perseguido por ele, deve jogar em seu caminho cordas ou barbantes com nós. Ele então irá parar para desatá-los, e só depois continua a perseguição, o que dá tempo para que a pessoa fuja. Aqui, percebe-se a influência da lenda da Bruxa Européia, que é obrigada a contar os fios de um feixe de fibras, antes de entrar nas casas.

Do Amazonas ao Rio Grande do sul, o mito sofre variações. No Rio Grande ele é um menino de uma perna só, que adora atormentar os viajantes noturnos, fazendo-os perder o caminho. Em São Paulo é um negrinho que usá um boné vermelho e freqüenta os brejos, assustando os cavaleiros. Se o reconhece o chama pelo nome, e então foge dando uma espetacular gargalhada.

parlendas

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.

-----------------------------------

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.

-----------------------------------

Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...)

------------------------------------

– Cala a boca!
– Cala a boca já morrei
Quem manda em você sou eu!

------------------------------------

- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!

------------------------------------

Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.

Um dois, feijão com arroz.

Três, quatro, feijão no prato.

Cinco, seis, feijão em inglês.

Sete, oito, feijão com biscoito.

Nove, dez, feijão com pasteis!



Cadê o toucinho que estava aqui?

O rato comeu.

Cadê o rato?

O gato comeu.

Cadê o gato?

Foi para o mato!

Cadê o mato?

O fogo apagou.

Cadê o fogo?

A água secou.

Cadê a água?

O boi bebeu!

Cadê o boi?

Esta moendo o trigo.

Cadê o trigo?

O padre comeu.

Cadê o padre?

Esta rezando a missa.

Cadê a missa?

A missa acabou!



Uni, duni, tê

Salamê minguê

O sorvete é colorê

O escolhido foi você!



Senhora senhorita entre!

Senhora senhorita põe a mão no chão.

Senhora senhorita pule macarrão!



Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.



Dedo mindinho, Seu Vizinho, Maior de Todos, Fura Bolo e Cata piolhos!



Bão balalão senhor capitão. Espada na cinta e dinheiro no mão!



Hoje é domingo. Pede cachimbo. O cachimbo é de ouro. bate no touro.

O touro é valente. Bate na gente.

A gente é fraco. Cai no buraco.

O buraco é fundo. Acabou-se o mundo!



Janelinha, janelinha, porta campainha!



Bichinho gato
que comeste tu?
sopinhas de leite
Guardaste-me delas?
Guardei, guardei
Onde as puseste?
Atrás da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo da gata
Sape, sape, sape gato
sape, sape, sape gato.



O que está na varanda?
Uma fita de ganga
O que está na panela?
Uma fita amarela
O que está no poço?
Uma casca de tremoço
O que está no telhado?
Um gato malhado
O que está na chaminé?
Uma caixa de rapé
O que está na rua?
Uma espada nua
O que está atrás da porta
Uma vara torta
O que está no ninho?
Um passarinho
Deixa-o no morno
Dá-lhe pãozinho



Rei, capitão
soldado, ladrão.
Menina bonita
de bom coração.
Tão, baladão,
cabeça de cão.
Orelha de burro,
sabe a leitão.



Tenho um macaco
Dentro dum saco
Não sei que lhe faça
Não sei que lhe diga
Dou-lhe um pau
Diz que é mau
Dou-lhe um osso
Diz que é grosso
Dou-lhe um chouriço
isso, isso.



Tão-balalão
Soldado ladrão,
Menina bonita
Não tem coração.
Tão-balalão
Senhor capitão,
Espada na cinta
Sineta na mão.
Tão-balalão,
Cabeça de cão,
Orelhas de gato,
Não tem coração,
Tão-balalão,
Cabeça de cão,
Cozida e assada
no meu caldeirão,
Tão-balalão,
Senhor capitão
Orelha de porco
P'ra comer com feijão



Este diz: quero pão
este diz: que não há
este diz: que Deus dará
este diz: que furtará
este diz: alto lá



Da laranja quero um gomo, do limão um pedaço da menina que eu gostar quero um beijo e abraço !



Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão, nenenzinho quando nasce põe a mão no coração!



Se eu soubesse escrever na água
como sei escrever na areia
escreveira o seu nome
no sangue da minha veia!

historias

-A CIGARRA E A FORMIGA-
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.




A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.



---------------------------------------------------

-A LEBRE E A FORMIGA-
Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada,, toda sorridente.

Moral da história: Devagar se vai ao longe!

---------------------------------------------------------

-O PATINHO FEIO-
A mamãe pata tinha escolhido um lugar ideal para fazer seu ninho: um cantinho bem protegido, no meio da folhagem, perto do rio que contornava o velho castelo.
Mais adiante estendiam-se o bosque e um lindo jardim florido.
Naquele lugar sossegado, a pata agora aquecia pacientemente seus ovos. Por fim, após a longa espera, os ovos se abriram um após o outro, e das cascas rompidas surgiram, engraçadinhos e miúdos, os patinhas amarelos que, imediatamente, saltaram do ninho.
Porém um dos ovos ainda não se abrira; era um ovo grande, e a pata pensou que não o chocara o suficiente.
Impaciente, deu umas bicadas no ovão e ele começou a se romper.
No entanto, em vez de um patinho amarelinho saiu uma ave cinzenta e desajeitada. Nem parecia um patinho.
Para ter certeza de que o recém-nascido era um patinho, e não outra ave, a mãe-pata foi com ele até o rio e o obrigou a mergulhar junto com os outros.
Quando viu que ele nadava com naturalidade e satisfação, suspirou aliviada. Era só um patinho muito, muito feio.
Tranqüilizada, levou sua numerosa família para conhecer os outros animais que viviam nos jardins do castelo.
Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita. Exceto um. O horroroso e desajeitado das penas cinzentas!
— É grande e sem graça! — falou o peru.
— Tem um ar abobalhado — comentaram as galinhas.
O porquinho nada disse, mas grunhiu com ar de desaprovação.
Nos dias que se seguiram, as coisas pioraram. Todos os bichos, inclusive os patinhos, perseguiam a criaturinha feia.
A pata, que no princípio defendia aquela sua estranha cria, agora também sentia vergonha e não queria tê-lo em sua companhia.
O pobre patinho crescia só, malcuidado e desprezado. Sofria. As galinhas o bicavam a todo instante, os perus o perseguiam com ar ameaçador e até a empregada, que diariamente levava comida aos bichos, só pensava em enxotá-lo.
Um dia, desesperado, o patinho feio fugiu. Queria ficar longe de todos que o perseguiam.
Caminhou, caminhou e chegou perto de um grande brejo, onde viviam alguns marrecos. Foi recebido com indiferença: ninguém ligou para ele. Mas não foi maltratado nem ridicularizado; para ele, que até agora só sofrera, isso já era o suficiente.
Infelizmente, a fase tranqüila não durou muito. Numa certa madrugada, a quietude do brejo foi interrompida por um tumulto e vários disparos: tinham chegado os caçadores!
Muitos marrequinhos perderam a vida. Por um milagre, o patinho feio conseguiu se salvar, escondendo-se no meio da mata.
Depois disso, o brejo já não oferecia segurança; por isso, assim que cessaram os disparos, o patinho fugiu de lá.
Novamente caminhou, caminhou, procurando um lugar onde não sofresse.
Ao entardecer chegou a uma cabana. A porta estava entreaberta, e ele conseguiu entrar sem ser notado. Lá dentro, cansado e tremendo de frio, se encolheu num cantinho e logo dormiu.
Na cabana morava uma velha, em companhia de um gato, especialista em caçar ratos, e de uma galinha, que todos os dias botava o seu ovinho.
Na manhã seguinte, quando a dona da cabana viu o patinho dormindo no canto, ficou toda contente.
— Talvez seja uma patinha. Se for, cedo ou tarde botará ovos, e eu poderei preparar cremes, pudins e tortas, pois terei mais ovos. Estou com muita sorte!
Mas o tempo passava, e nenhum ovo aparecia. A velha começou a perder a paciência. A galinha e o gato, que desde o começo não viam com bons olhos recém-chegado, foram ficando agressivos e briguentos.
Mais uma vez, o coitadinho preferiu deixar a segurança da cabana e se aventurar pelo mundo.
Caminhou, caminhou e achou um lugar tranqüilo perto de uma lagoa, onde parou.
Enquanto durou a boa estação, o verão, as coisas não foram muito mal. O patinho passava boa parte do tempo dentro da água e lá mesmo encontrava alimento suficiente.
Mas chegou o outono. As folhas começaram a cair, bailando no ar e pousando no chão, formando um grande tapete amarelo. O céu se cobriu de nuvens ameaçadoras e o vento esfriava cada vez mais.
Sozinho, triste e esfomeado, o patinho pensava, preocupado, no inverno que se aproximava.
Num final de tarde, viu surgir entre os arbustos um bando de grandes e lindíssimas aves. Tinham as plumas alvas, as asas grandes e um longo pescoço, delicado e sinuoso: eram cisnes, emigrando na direção de regiões quentes. Lançando estranhos sons, bateram as asas e levantaram vôo, bem alto.
O patinho ficou encantado, olhando a revoada, até que ela desaparecesse no horizonte. Sentiu uma grande tristeza, como se tivesse perdido amigos muito queridos.
Com o coração apertado, lançou-se na lagoa e nadou durante longo tempo. Não conseguia tirar o pensamento daquelas maravilhosas criaturas, graciosas e elegantes.
Foi se sentindo mais feio, mais sozinho e mais infeliz do que nunca.
Naquele ano, o inverno chegou cedo e foi muito rigoroso.
O patinho feio precisava nadar ininterruptamente, para que a água não congelasse em volta de seu corpo, criando uma armadilha mortal. Mas era uma luta contínua e sem esperança.
Um dia, exausto, permaneceu imóvel por tempo suficiente para ficar com as patas presas no gelo.
— Agora morrerei — pensou. — Assim, terá fim todo meu sofrimento.
Fechou os olhos, e o último pensamento que teve antes de cair num sono parecido com a morte foi para as grandes aves brancas.
Na manhã seguinte, bem cedo, um camponês que passava por aqueles lados viu o pobre patinho, já meio morto de frio.
Quebrou o gelo com um pedaço de pau, libertou o pobrezinho e levou-o para sua casa.
Lá o patinho foi alimentado e aquecido, recuperando um pouco de suas forças. Logo que deu sinais de vida, os filhos do camponês se animaram:
— Vamos fazê-lo voar!
— Vamos escondê-lo em algum lugar!




E seguravam o patinho, apertavam-no, esfregavam-no. Os meninos não tinham más intenções; mas o patinho, acostumado a ser maltratado, atormentado e ofendido, se assustou e tentou fugir. Fuga atrapalhada!
Caiu de cabeça num balde cheio de leite e, esperneando para sair, derrubou tudo. A mulher do camponês começou a gritar, e o pobre patinho se assustou ainda mais.
Acabou se enfiando no balde da manteiga, engordurando-se até os olhos e, finalmente se enfiou num saco de farinha, levantando uma poeira sem fim. br> A cozinha parecia um campo de batalha. Fora de si, a mulher do camponês pegara a vassoura e procurava golpear o patinho. As crianças corriam atrás do coitadinho, divertindo-se muito.
Meio cego pela farinha, molhado de leite e engordurado de manteiga, esbarrando aqui e ali, o pobrezinho por sorte conseguiu afinal encontrar a porta e fugir, escapando da curiosidade das crianças e da fúria da mulher.
Ora esvoaçando, ora se arrastando na neve, ele se afastou da casa do camponês e somente parou quando lhe faltaram as forças.
Nos meses seguintes, o patinho viveu num lago, se abrigando do gelo onde encontrava relva seca.
Finalmente, a primavera derrotou o inverno. Lá no alto, voavam muitas aves. Um dia, observando-as, o patinho sentiu um inexplicável e incontrolável desejo de voar.
Abriu as asas, que tinham ficado grandes e robustas, e pairou no ar. Voou. Voou. Voou longamente, até que avistou um imenso jardim repleto de flores e de árvores; do meio das árvores saíram três aves brancas.
O patinho reconheceu as lindas aves que já vira antes, e se sentiu invadir por uma emoção estranha, como se fosse um grande amor por elas.
— Quero me aproximar dessas esplêndidas criaturas — murmurou. — Talvez me humilhem e me matem a bicadas, mas não importa. É melhor morrer perto delas do que continuar vivendo atormentado por todos.
Com um leve toque das asas, abaixou-se até o pequeno lago e pousou tranqüilamente na água.
— Podem matar-me, se quiserem — disse, resignado, o infeliz.
E abaixou a cabeça, aguardando a morte. Ao fazer isso, viu a própria imagem refletida na água, e seu coração entristecido deu um pulo. O que via não era a criatura desengonçada, cinzenta e sem graça de outrora. Enxergava as penas brancas, as grandes asas e um pescoço longo e sinuoso.
Ele era um cisne! Um cisne, como as aves que tanto admirava.
— Bem-vindo entre nós! — disseram-lhe os três cisnes, curvando os pescoços, em sinal de saudação.
Aquele que num tempo distante tinha sido um patinho feio, humilhado, desprezado e atormentado se sentia agora tão feliz que se perguntava se não era um sonho!
Mas, não! Não estava sonhando. Nadava em companhia de outros, com o coração cheio de felicidade.
Mais tarde, chegaram ao jardim três meninos, para dar comida aos cisnes.
O menorzinho disse, surpreso:
— Tem um cisne novo! E é o mais belo de todos! E correu para chamar os pais.
— É mesmo uma esplêndida criatura! — disseram os pais.
E jogaram pedacinhos de biscoito e de bolo. Tímido diante de tantos elogios, o cisne escondeu a cabeça embaixo da asa.
Talvez um outro, em seu lugar, tivesse ficado envaidecido. Mas não ele. Seu coração era muito bom, e ele sofrera muito, antes de alcançar a sonhada felicidade.